Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles

Oiee Lindonas olha que Post bem legal que achei no Site do GOSTEI E AGORA quais os tipos de cabelos e suas estruturas. Fiquei encantada espero que gostem.

Que existem milhares de tipos de cabelos nos já sabemos! Mas deveria haver um jeito de ser mais específico na hora de classificá-los quanto à textura dos fios, não é? Dizer que um cabelo é cacheado, por exemplo, é muito vago, já que existem diversos tipos de cachos!

Pois essa classificação já existe, mesmo que não muito divulgada. Foi criada nos EUA e separa cada um dos tipos em categorias, de acordo com a textura do fio. O que é levado em conta é o tamanho do cacho formado: quanto menor, maior o número dentro da classificação. Claro, tudo isso considerando a forma natural das madeixas! Funciona assim:
Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles

O cabelo dentro do tipo 1 é aquele totalmente lisosem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas sem obstáculos.
Mesmo assim, não dá para dispensar a proteção térmica na hora de modelar, vale lembrar! O uso frequente debabyliss, chapinha e secador pode transformar este tipo, normalmente tão saudável, em seco e danificado.
  • 1A (Fino) – pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido, aquele que não segura nada, nem um grampo! Sempre use produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar. Se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar, pois é fundamental que a área da raiz esteja bem limpa. Produtos que doam volume também são uma boa pedida! Já os feitos à base de silicones podem fazer os fios ficarem pesados e mais chapados.
  • 1B (Médio) – possui fios mais encorpados e bastante volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador. Na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves e alternar com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas, assim como qualquer outro produto hidratante!
  • 1C (Grosso) – reto, pesado e dificílimo de modelar. Os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo. Muitas orientais se encontram nessa categoria (mas isto não é regra, há várias com cabelo fininho também). Para manter a aparência bonita, é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado. Use só nas pontas. Para finalizar, reparador de pontas duplas.
Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles
O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S,verdadeiras ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz.
Versatilidade é uma das vantagens deste tipo, que costuma ser fácil de modelar. Amassados, podem formar cachos mais definidos. Escovados, ficam bem lisinhos com pouco esforço.
  • 2A (Fino) – quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar (pega tanto escova quantobabyliss). Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade) para estilizá-lo, como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.
  • 2B (Médio) – tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.
  • 2C (Grosso) – as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. Já é cogitado o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles pegam a forma com facilidade, se amassados (até chega a ser possível modelar um 2C de modo que pareça um cacheado 3A, só amassando bem e deixando secar ao natural).
Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles
É aqui no tipo 3 que os cabelos cacheados realmente começam, apesar de que, popularmente, a textura dos ondulados 2B e 2C já seja vista como cacheada.
O cabelo do tipo 3 de fato forma caracóis bem definidos e simétricos, que parecem “molinhas”. Quando bem cuidado, é macio e cheios de vida! Por isso, deve-se sempre caprichar na hidratação.
  • 3A (Cachos Soltos) – possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Costuma ter bastante brilho e segurar bem uma escova. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Prefira shampoos sem sulfato.
  • 3B (Cachos Apertados) – é bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados. Fazer uma escova neste tipo costuma dar muito trabalho! Para manter os cachos bonitos, o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com potente controle de frizz. Como os fios costumam ser mais secos, lave com shampoo hidratante. Com o cabelo seco, reidrate os cachos com leave-incondicionador, quando sentir necessidade.
  • 3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Ficam grudadinhos uns aos outros, “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis. Hidratação é palavra de ordem para manter este estilo sempre bonito, não só na máscara e no condicionador, mas também no shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.
Para que os cachos sempre fiquem bonito, o ideal é só penteá-los depois do banho, com o cabelo úmido e protegido por um belo creme para pentear específico para este tipo de cabelo. Depois de secos, esqueça a escova ou o pente, pois ele só irá desmanchar os cachos e armar a cabeleira! Se acordar com os cachos murchos e indefinidos, é legal usar um spray para pentear específico para cabelos cacheados e amassar as madeixas novamente. Os cachos ficam perfeitos, como se o cabelo tivesse sido recém-lavado!
Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles
No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação para que revelem toda a sua beleza e não se quebrem à medida que vão crescendo.
Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados (os cacheados tendem a ficar mais ondulados nesta condição).
  • 4A (Macio) – tem cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente somente usando um condicionador – adequado para seu tipo de cabelo – com poder de limpar suavemente e hidratar, sem remover os óleos naturais dos fios). Caso ache a ideia de abolir o shampoo muito radical, dê preferência aos sem sulfato, com propriedades hidratantes. Aliás, hidratação nunca é demais, capriche na potência dos produtos!
  • 4B (Seco) – as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Na hora da escolha do shampoo, opte por um mais denso e cremoso, que deixe os fios com aparência saudável e hidratada. Sempre desembarace com um pente de dentes largos (passando antes um condicionador bem poderoso, lógico!). Sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais), para que a hidratação não escape. Para estilizar, use leites e manteigas específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.
  • 4C (Sem Forma) – possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo e se possível aderir ao métodoco-wash (explicado no tipo 4A) ou aos shampoos sem sulfato. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.
A aparência de cada fio individualmente seria mais ou menos assim:
Tipos de cabelo /como cuidar de cada um deles




Me Diga Meninas qual seu tipo de cabelo ?
O meu Natural é o Cacheado 3A mais adoro ele lisinho.

 https://www.youtube.com/user/blogalinerosa




♥ Encontre-me também nas redes sociais ♥
 YOUTUBE ♥  FACEBOOK ♥ INSTAGRAM @blogalinerosaa

♥ Super beijoooo ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *